Ensino

 Ensino, Educação e Qualificação  

No Brasil nós temos o Ministério da Educação. Estamos acostumados com este nome, mas entendemos que ele trata realmente da qualificação do povo brasileiro. Basicamente, educar é uma tarefa que compete à família e, em menor grau, à outras pessoas do seu círculo de relacionamentos. Uma pessoa bem educada é aquela que aprendeu a conviver civilizadamente com seus semelhantes. Qualificar é preparar a pessoa, para que ela possa viver dignamente, de seu próprio esforço, de seu próprio trabalho, seja ele qual for. Isto se aprende nas escolas, ou pelo menos deveria. Já o ensino, ou sistema de ensino, é o conjunto de todos os estabelecimentos de ensino, mais as diretrizes que definem o quê, como e a quem ensinar.
  
 Como Estamos                

Para saber como está o Brasil no quesito "educação", no sentido de "qualificação", basta saber que a ONU considera que 74% de nossa população entre 15 e 64 anos é analfabeta funcional, isto é, são pessoas incapazes de entender completamente, ou de escrever, textos um pouco mais longos, recurso indispensável para ter sucesso num mundo tecnológico como o atual.

Em 2012 O jornal Zero Hora (RS), em uma série de reportagens intituladas "A Educação Precisa de Respostas", na edição de 28 de agosto perguntava:

a) "... por que o Brasil ocupa o constrangedor 88º lugar no ranking mundial de educação medido pelo Relatório de Monitoramento Global da UNESCO entre 164 países?"

b) "... por que 34,5% dos alunos do Ensino Médio não estão na série correspondente à sua idade?", ou seja, um terço são repetentes;

c) "... por que a maioria dos alunos matriculados no último ano do Ensino Fundamental não aprendem o mínimo considerado adequado?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário